A minha paixão pela música começou há vários anos e, ao longo deste percurso, aprendi imenso e colaborei com pessoas e organizações de quem muito me orgulho e com quem aprendi ainda mais. Espero que este caminho seja longo, com muitos mais anos — e ainda melhores — pela frente.
Mais abaixo nesta página, podes encontrar a minha biografia e ficar a saber um pouco mais sobre mim.


Biografia


Natural de Leiria, Estela começou a tocar piano de forma autodidata, tendo ingressado mais tarde no Orfeão de Leiria, onde fez o conservatório até ao quinto grau, frequentando em simultâneo a filarmónica de Chãs.
Aos 15 anos segue estudos no Conservatório de Música de Coimbra, onde fez o curso profissional de jazz e licencia-se na Escola Superior de Música de Lisboa, onde começa a explorar a escrita para orquestra de jazz.
Já participou em diversos projetos em ambas as vertentes, como executante e como arranjadora/ compositora. Tem não só um projeto a solo, mas também é parte integrante de um projeto que musicou o filme “The Kid” - Charlie Chaplin, chamado CinematicPocket Orchestra.
Enquanto intérprete, já teve a oportunidade de trabalhar com Brigada Victor Jara, Jorge Costa Pinto, Luís Represas entre outros. Enquanto compositora, tem trabalhado com nomes sonantes do jazz em Portugal como Bernardo Moreira, João Moreira, João Mortágua, Diogo Alexandre, Paulo Bernardino, Bernardo Tinoco, Duarte Ventura, Andreia Santos, Bernardo Couto (fado), entre tantos outros.
Tem tido oportunidade de colaborar com algumas orquestras, como a Orquestra de Jazz de Matosinhos, Orquestra de Jazz de Espinho, Off Limits Orchestra, Orquestra de Jazz de Leiria (no contexto do Concurso Internacional de Composição Musical de Leiria), entre outras, mas também com alguns artistas como Cristina Branco, projetos de Bernardo Moreira (Cantigas de Maio) e André Santos (Mano a Mano) e recentemente, tornou-se compositora e arranjadora membro da Basel Jazz Orchestra.
Em 2023 e 2024 participou no Concurso Internacional de Composição de Leiria, tendo conquistado pelas duas vezes o 1º prémio na categoria Jazz; foi também finalista da 5ª edição do JazzComp Graz 2024 (Triennial Competition for Modern Jazz Composition).
Foi pedagoga no Conservatório Nacional no Curso Profissional de Jazz e, atualmente, leciona na School of Rock (Lisboa).
Estela Alexandre orquestra
O projeto Estela Alexandre Orchestra teve início em 2019, durante o seu primeiro ano na Escola Superior de Música de Lisboa, inspirado e orientado pelo seu professor, o reconhecido músico Filipe Melo. Inicialmente concebido como um espaço de experimentação de composição e arranjos orquestrais, o projeto ganhou forma durante o confinamento, quando Estela regressou à sua terra natal, Leiria. Imersa nas paisagens serenas das Cortes, descobriu como a natureza podia tornar-se uma poderosa fonte de inspiração para a sua música.
Através deste projeto, Estela define o seu próprio universo musical — uma fusão orgânica de jazz, rock e fado —, materializado por um ensemble cuidadosamente selecionado de músicos. Influenciada por compositores como Maria Schneider, Estela adota uma abordagem cinematográfica à composição, focando-se na criação de paisagens sonoras imersivas que conduzem o ouvinte por uma paleta rica de emoções, tal como uma banda sonora. A sua música convida à contemplação, evocando um equilíbrio delicado entre vulnerabilidade e força, introspeção e exuberância.
O que torna este projeto ainda mais singular é o facto de Estela ser a mais jovem música em Portugal a compor e dirigir uma orquestra de forma independente — sem estar afiliada a qualquer instituição. Esta independência permite-lhe abraçar plenamente a sua visão artística e ultrapassar fronteiras criativas, oferecendo uma perspetiva fresca sobre a música orquestral.
O álbum Cantomilo, com lançamento previsto para a Primavera de 2025, reflete estas experiências e inspirações. Cada peça torna-se uma viagem, não apenas através de paisagens físicas, mas também por estados emocionais, incentivando o ouvinte a refletir sobre as suas próprias vivências e a sua ligação com o mundo que o rodeia. Algumas faixas do álbum já se encontram disponíveis no YouTube, oferecendo um vislumbre desta visão musical única.




Localização
Estela Alexandre está baseada na capital de Portugal, Lisboa. Trabalha a nível internacional, seja como compositora, maestrina ou pianista. O projeto da orquestra também está apto a apresentar-se ou gravar música noutros países do mundo.
